MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Participação dos alunos do CEFET-MG Nepomuceno no International Masterclasses (Hands on Particle Physics)

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Os alunos do CEFET-MG, Campus de Nepomuceno, participaram da 20° edição do International Masterclasses – Hands on Particle Physics. O Masterclasses é um programa de divulgação científica voltado à Física de Altas Energias, organizado anualmente pelo International Particle Physics Outreach Group (IPPOG) em parceria com o European Organization for Nuclear Research (CERN). O programa proporciona a integração de estudantes e professores do Ensino Médio com pesquisadores da área de Física de Partículas Elementares.

Além de apresentar aos jovens e professores do Ensino Médio um campo de pesquisa atual e dinâmico, o programa também pretende estimular vocações científicas e o interesse pela ciência. Através da parceria com o CERN, os participantes acessam um conjunto de dados reais coletados nos experimentos realizados com o Large Hadron Collider (LHC), no CERN. Através de dados como estes foi possível, por exemplo, identificar a produção do bóson de Higgs, descoberto em 2012 pelas colaborações ATLAS e CMS. Essa descoberta definiu o prêmio Nobel de física do ano de 2013.

Através do Masterclasses, os participantes também têm a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho das colaborações científicas internacionais, característica da pesquisa em física de partículas elementares. Anualmente o programa reúne, no intervalo de um mês, cerca de 13.000 estudantes do Ensino Médio em 60 países, envolvendo cerca de 225 universidades e instituições de pesquisa. A conclusão do evento ocorre com uma videoconferência simultânea envolvendo estudantes de outros países e pesquisadores no CERN. Nesse ano de 2024, os participantes do Masterclasses apresentarão o resultado das suas análises aos estudantes de Dortmund (Alemanha), Benasque (Espanha), Timisoara (Romênia) e São Paulo (Brasil). Detalhes sobre o International Masterclasses podem ser encontrados na página oficial do programa na internet (https://physicsmasterclasses.org).

A participação dos alunos do CEFET se deu desde o início do mês de março. Os alunos aprenderam a analisar os eventos usando o programa Hypatia e analisaram amis de 1000 eventos reais disponibilizados pelo LHC e cujos resultados serão incorporados aos feitos pelas outras escolas para discussão na videoconferência com todos os envolvidos. Depois disso, tiveram uma palestra com o Professor de física da UFLA Dr. Luiz Cleber Tavares de Brito, Coordenador do Masterclasses em Minas Gerais e especialista em física de partículas. Nessa palestra os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as dúvidas ocorridas durante as análises e também fazer perguntas sobre física de partículas e altas energias. No dia 22/03/2024 os alunos participaram de um evento na UFLA durante o dia todo com palestras e onde todas as escolas de todos os países envolvidos apresentarão e discutirão os resultados analisados com pesquisadores diretamente do LHC no CERN. É a quarta edição que nosso Campus participa. Estão participando alunos dos segundos e terceiros anos integrados, totalizando mais de 80 alunos do nosso campus, o maior número de alunos que já levamos e também que qualquer escola da nossa região tenha levado.

Agradecimentos

Os organizadores do evento gostariam de agradecer à direção da Unidade, aos coordenadores dos cursos técnicos integrados, ao coordenador de assuntos acadêmicos, aos professores, aos técnicos administrativos e todos(as) no CEFET que deram todo apoio para que o evento ocorresse. Gostaríamos também de agradecer ao apoio no transporte oferecido pela Prefeitura e Secretaria de educação de Nepomuceno, sem o qual o evento seria muito prejudicado.

Fonte e Texto: Saulo Luis Lima da Silva