MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professores do CEFET-MG Nepomuceno e da UFMA publicam livro que aborda o fenômeno do anticomunismo no Brasil

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Os professores Dr. Everton Fernando Pimenta, do CEFET-MG (Nepomuceno), e Dr. Marco Antônio Machado Lima Pereira (UFMA), acabam de publicar um livro intitulado “DIMENSÕES DO ANTICOMUNISMO NO BRASIL: NOVOS ESTUDOS E PERSPECTIVAS DE ANÁLISE” (e-book de download gratuito), pela EDUFMA, que reúne novos estudos sobre o fenômeno do anticomunismo no Brasil.

Contando com 16 capítulos, escritos por pesquisadores e pesquisadoras, da História e das Ciências Sociais, de várias regiões do país e também da Argentina, a obra coloca em perspectiva o anticomunismo brasileiro, desde seus primórdios, até os dias atuais, além de também buscar entender tal fenômeno em suas conexões transnacionais.

Debruçando-se sobre o tema por uma pluralidade de olhares, o livro busca entender as relações que o anticomunismo possui com o aspecto religioso, com os atores, discursos e atuação da imprensa, que foram importantes para a construção do imaginário anticomunista, a atuação anticomunista de empresários e organizações empresariais, bem como a abordagem cultural da Guerra Fria.

Os organizadores esperam que esta coletânea possa abrir novos caminhos de reflexão sobre a tradição anticomunista na história republicana brasileira e que, em meio às tramas golpistas do passado e do presente, os/as pesquisadores/as e educadores/as possam assumir como compromisso a tarefa urgente de impedir que as sementes do ódio autoritário e de um projeto de sociedade voltado para o embrutecimento e para a insensibilização diante do outro voltem a germinar.

O trabalho completo pode ser encontrado, para o download gratuito.

Fonte e Texto: Everton Fernando Pimenta