MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professor do CEFET-MG Nepomuceno tem trabalho publicado em periódico da Universidade de Oxford

Terça-feira, 11 de abril de 2023

“Acredita-se que a maioria das estrelas no Universo se formam em agrupamentos (contendo tipicamente 10^2 – 10^3 estrelas-membro) denominados Aglomerados estelares.

O estudo dessas populações permite não apenas compreender os processos evolutivos de cada estrela de forma individual, mas também compreender com mais detalhes a estrutura e evolução da nossa Galáxia. Em uma escala maior, isso também contribui para o entendimento do Universo como um todo.  Apesar de sua importância, a evolução desses objetos ao longo de milhões ou bilhões de anos ainda é foco de debates na literatura.”

Nesse sentido, em um artigo publicado recentemente, de autoria do prof. Mateus Angelo e colaboradores, é feito um estudo detalhado de uma amostra significativa de aglomerados estelares de diferentes idades e localizados em diferentes partes da Via Láctea.

O trabalho foi publicado no periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society” (qualis CAPES A1), vinculado à Universidade de Oxford. O texto completo pode ser acessado no repositório público Arxiv (Cornell University), através do link: https://arxiv.org/abs/2304.02209

Fonte e Texto: Mateus de Souza Angelo