MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Impressora 3D é aliada na produção de 400 máscaras para profissionais de saúde

Quarta-feira, 17 de junho de 2020

Campus Nepomuceno prepara doação de máscaras com suporte e filme faciais de longa duração a servidores que atuam na linha de frente do combate à COVID-19

Sexta-feira, 5 de junho: a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar o uso de máscaras para toda a população. Quarta-feira, 10 de junho: projeto de lei do Senado brasileiro que obriga uso do artigo de proteção em ruas, espaços privados de acesso público (shoppings) e transporte coletivo é enviado para sanção presidencial.

Esses dados revelam a importância de “Máscara para todos”, nome dado a um projeto de extensão do campus Nepomuceno que busca produzir e distribuir os materiais de proteção aos profissionais de saúde, para os quais o uso é essencial. Uma impressora 3D fabricada por um aluno de Engenharia Elétrica será usada como ferramenta tecnológica na ação solidária.

“Os alunos desenvolveram o protótipo inicial para que o modelo ideal seja o mais confortável ao usuário, em Try-out, para iniciar a produção nas seguinte etapas: impressão dos suportes (ajuste do tamanho, caso necessário); corte do filme facial, montagem (teste de eficiência); planejamento e programação de entrega aos profissionais da saúde, conforme levantamento das necessidades do município”, destaca o professor Jader Bôsco, coordenador da ação, ao apresentar as etapas do projeto e a distribuição dos artigos em Nepomuceno.

O projeto busca doar máscaras com suporte e filme faciais de longa duração e que serão rastreadas em seu tempo de vida útil para 400 profissionais de saúde. Ao todo, sete pessoas estão envolvidas com tarefas distribuídas em uma escala, visando otimizar o tempo de cada uma delas e os cuidados necessários. “Seguiremos todas as instruções da Organização Mundial da Saúde (OMS) e recomendações da Direção-Geral e do campus, sendo obrigatórios no nosso trabalho uso de máscaras, álcool em gel e luvas, além de cuidados de entrada e saída nos ambientes com os pertences, calçados e roupas”, detalha o professor.

Prevista para ser finalizada em outubro, a iniciativa pretende, ao mesmo tempo, contribuir com a população em um momento delicado e formar alunos conectados com a realidade social. “O engajamento dos alunos em questões comunitárias, envolvendo planejamento e tecnologia para o bem comum da sociedade, é o papel de um Técnico e um Engenheiro”, finaliza.

Integram o projeto os estudantes CEFET-MG em Nepomuceno Ítalo Eluezer Vicente (voluntário); os bolsistas Ana Paula Esteves, Vítor de Paula da Silva e Leonardo Miguel; e os professores Jader Bôsco (orientador) e Reginaldo Barbosa (diretor do campus e apoiador).  O trabalho foi contemplado em edital da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET-MG, que tem destinado R$ 604 mil a ações emergenciais visando o enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19).

Saiba mais

Visite a página com todas as ações institucionais do CEFET-MG de combate ao novo coronavírus

Fonte: SECOM