MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Artigos Completos de Discentes de Graduação do CEFET-MG Nepomuceno São Aceitos em Congresso de Iniciação Científica

Sexta-feira, 22 de maio de 2020

Os graduandos em Engenharia Elétrica do Campus Nepomuceno do CEFET-MG, Allan Vinícius Pereira Machado, Danielle Abreu Fortunato e Thalita Kely Pereira tiveram seus respectivos artigos aceitos no XXXII INCITEL – Congresso de Iniciação Científica do INATEL, que será realizado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações na cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG. Os artigos são resultados de projetos de iniciação científica que têm como orientador o professor Márcio Wladimir Santana do Departamento de Elétrica do Campus Nepomuceno.

Alan

Allan Machado

O trabalho do Allan Machado intitulado “Estudo de Adequação das Instalações Elétricas do CEFET/MG Campus Nepomuceno à Norma Regulamentadora 10”, teve como coorientadora a professora Juliana Vilela Lourençoni Botega, também do Departamento de Elétrica. O estudo proposto teve como objetivo principal elaborar uma lista para orientar a identificação dos pontos em não conformidade à NR 10. Posteriormente, foram apresentadas as ações a serem tomadas para adequar as não conformidades evidenciadas na etapa anterior.Destas ações algumas já foram implementadas, como por exemplo: atualização do diagrama unifilar das instalações elétricas do Campus, fixação de adesivos nos quadros de distribuição informando perigo e nível de tensão, projeto de iluminação de emergência, etc.

Daniele

Danielle Fortunato

O artigo de Danielle Fortunato intitulado “Detecção Online de Distúrbios de Qualidade de Energia Elétrica Utilizando Redes Neuro-Fuzzy Evolutivas”, teve como coorientador o professor Israel Teodoro Mendes do Departamento de Elétrica. Este trabalho teve como objetivo detectar distúrbios de qualidade de energia elétrica presentes em sistemas elétricos de potência utilizando sistemas computacionais inteligentes. O sistema proposto funciona em modo online e em tempo real. Em particular, foi considerada a rede granular neuro-fuzzy evolutiva eGNN (evolving Granular Neural Networks) como detector da presença dos distúrbios.Redes neuro-fuzzy são sistemas que combinam a lógica fuzzy com as redes neurais. Redes neuro-fuzzy evolutivas são redes capazes de adaptar continuamente sua estrutura e atualizar seus parâmetros de acordo com um fluxo de dados. Devido seu processo contínuo de aprendizagem, as redes neuro-fuzzy evolutivas podem adequar-se às variações que ocorrem em um sistema, evoluindo ao longo do tempo. A construção e adaptação de detectores em modo online é uma clara contribuição do trabalho à área de qualidade de energia elétrica.

Thalita

Thalita Pereira

O trabalho de Thalita Pereira, “Avaliação da Qualidade da Energia Elétrica Proveniente de um Sistema de Geração Fotovoltaica Conectado à Rede” é um projeto inédito em parceria com a Universidade Federal de Lavras e teve como coorientador o professor Fábio Domingues de Jesus do Departamento de Automática da UFLA. Este trabalho propôs um estudo de caso real em duas usinas fotovoltaicas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) que já se encontram em operação. O objetivo foi realizar medições com um analisador de qualidade de energia elétrica para posterior análise os dados e verificação se a qualidade da energia gerada atende aos requisitos previstos no Módulo 8 do PRODIST – Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional, documento da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Constatou-se que a energia gerada estava dentro dos parâmetros estabelecidos pela ANEEL. “O tema abordado no artigo é extremamente relevante, uma vez que o número de pequenas unidades geradoras vem crescendo ao longo dos anos”, comenta um dos avaliadores do congresso.

O INCITEL é um congresso de Iniciação Científica que ocorre desde 1987. Tem como objetivo oferecer um ambiente de troca de ideias e experiências aos alunos de iniciação científica do Ensino Superior nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando a formação de novos cientistas nestas áreas. Além da apresentação dos artigos técnicos, acontecem palestras e minicursos. As áreas abordadas no INCITEL são: Administração, Inovação e Empreendedorismo; Engenharia Biomédica; Engenharia da Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica Engenharia de Telecomunicações; Matemática e Física.

Link do congresso: https://www.inatel.br/incitel/

Fonte: Professor Márcio Wladimir Santana