CEFET-MG

A Unidade

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Suas atividades tiveram início em 1910 com a criação da Escola de Aprendizes e Artífices, em Belo Horizonte. Passou por várias denominações até se tornar referência nacional no ensino tecnológico. Do objetivo inicial de se promover ensino profissional primário gratuito passou a ministrar ensino técnico de nível médio. Hoje oferece cursos de ensino superior, pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu.

CEFET-MG Nepomuceno

A Unidade de Nepomuceno foi implantado a partir de Convênio entre o CEFET-MG, MEC/FNDE e a Fundação Monsenhor Luiz de Gonzaga. Esta última mantenedora do CEPROSUL – Centro de Educação Profissional do Sul de Minas, escola criada em 2002 através do PROEP. O CEFET-MG nos termos do convênio, absorveu a gestão do CEPROSUL, com 05 (cinco) turmas em funcionamento; um prédio com aproximados 2.400m², constituído de auditório, laboratórios e oficinas montadas, e salas de aula com mobiliário.

Transição CEPROSUL – CEFET-MG

Em 2007, primeiro ano de funcionamento do do CEFET-MG/Unidade Nepomuceno, a prioridade foi o encerramento das turmas iniciadas pelo CEPROSUL sendo duas de Eletromecânica, duas de Eletrotécnica e uma turma de Gestão de Bens e Serviços. Ainda em 2007 foi realizado o primeiro concurso público para provimento de vagas para o Campus IX, sendo oito para docentes e sete para técnicos administrativos. A nomeação de todo esse pessoal ocorreu no início de 2008. Em agosto de 2007 o Campus IX ofertou duas turmas do Pró-Técnico. A diretora pró-tempore, Prof. Denise Urashima desenvolveu todas as ações no primeiro ano de implantação do CEFET-MG em Nepomuceno. Ao assumir a direção do Campus IX em fins de 2007, a nova direção procedeu a um diagnóstico da situação do alunado remanescentes do CEPROSUL entre 2002 e 2007 agora, sob a responsabilidade do CEFET-MG. Esse estudo mostrou um significativo número de alunos não concluintes, com pendências como débitos financeiros, falta de relatório ou estágio, trancamento de matrícula, desistência, etc. O relatório resultante desse estudo foi apresentado ao Diretor Geral e submetido aos órgãos colegiados com indicações e sugestões alternativas para sanar o que denominamos de Passivo do CEPROSUL. Uma parcela significativa de alunos tem problemas com pendência com disciplinas ou conjunto de disciplinas não cursadas. Para isso preparamos um edital de convocação desses alunos com prazos e alternativas para a solução das diversas pendências.

Atualmente

A Unidade possui ótima infraestrutura, laboratórios modernos, biblioteca atualizada. auditório, lanchonete e quadra de esportes.

Curso de Graduação:

  • Engenharia Elétrica: Noturno.

Cursos Técnicos:

  • Eletrotécnica: Integrado, Subsequente e Concomitância Externa;
  • Mecatrônica: Integrado, Susequente e Concomitância Externa;
  • Redes De Computadores: Integrado.

Modalidades:

  • Integrado (diurno): atendendo aos alunos que já concluíram o Ensino Fundamental (duração de 3 anos mais estágio);
  • Subsequente (noturno): atendendo aos alunos que já concluíram o Ensino Médio (duração de 2 anos mais estágio);
  • Concomitância Externa (noturno): atendendo aos alunos que estão cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio (duração de 2 anos mais estágio).

Cursos a Distância (EAD):

  • Eletrônica;
  • Meio Ambiente;
  • Informática para Internet (antigo PGTI).