MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunos da BCE criam aplicativo para cálculo de consumo de energia elétrica

Segunda-feira, 27 de novembro de 2017
bce_nepomuceno

Yago, Yan e Thalita durante a Meta no Campus Nepomuceno

Qual seu consumo diário de energia elétrica? Como utilizar melhor seus equipamentos elétricos e diminuir o consumo energético residencial? Essas e outras perguntas podem ser respondidas por um aplicativo criado por Thalita Kely Pereira e Yan Ambrósio de Oliveira, alunos do curso de Engenharia Elétrica da Unidade de Nepomuceno que participam do programa Bolsa de Complementação Educacional (BCE).

O sistema operacional, que visa facilitar o dia a dia da população e incentivar a economia de energia elétrica, faz parte do projeto de pesquisa “Contribuição à Otimização do Consumo Energético Residencial no Município de Nepomuceno”. Segundo Yan Oliveira, ele poderá ser utilizado, em breve, e será de fácil manuseio para leigos. Existirão três opções para calcular o consumo e o usuário poderá:

  • Apenas escolher o equipamento pra ter um consumo médio;
  • Informar a potência exata do aparelho, tempo de uso e o valor do kWh (haverá no aplicativo uma foto para indicar onde obter o kWh na conta);
  • Inserir a tensão e correntes medidas pra ter um valor mais exato.

O orientador do trabalho, Prof. Márcio Wladimir Santana, ressaltou que diversos detalhes foram pensados para simplificar a utilização do aplicativo. “O usuário vai poder escolher a maneira de inserir esses dados e os valores vão sair em reais”, disse.

O trabalho já conquistou o terceiro lugar na área de Engenharia no Campus Nepomuceno na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) e participará do XII Conex – Congresso de Extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro e terá como tema “Inovação Tecnológica na Universidade”.

BCE Possibilitou Projeto

O Prof. Márcio Wladimir Santana conta que Yan Oliveira idealizou a proposta. “Ele me procurou com a ideia e perguntou se eu tinha interesse em orientar e a partir do início outras ideias foram aparecendo”, disse.

Após apresentar a proposta e tê-la aceita para a BCE, Márcio Santana recebeu os dois orientandos, que foram selecionados socioeconomicamente pela Coordenação de Política Estudantil (CPE) de Nepomuceno. O docente, que assumiu como efetivo em 2015, gostou do primeiro contato que teve com o programa. “Acho muito interessante a forma de seleção. Não tivemos problemas e as propostas foram cumpridas”, analisou.

Enquanto Yan Oliveira, que é da vizinha Coqueiral, utiliza os recursos da bolsa para pagar as despesas com república e alimentação. O estudante reitera a importância da BCE. “Sem ela seria muito difícil continuar na escola”, observou. Já Thalita Pereira contribui com as despesas de casa, pois atualmente apenas o pai trabalha.

Ambos os alunos fazem questão de afirmar que encontraram um ambiente riquíssimo de aprendizado. No projeto, colocam em prática o que aprendem no curso e descobrem novas processos.

O Desenvolvimento do Projeto

Os equipamentos eletroeletrônicos – máquina de lavar, ar condicionado, geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, entre outros – facilitam a vida da família moderna. Eles permitem maior disponibilidade de tempo para trabalho e lazer. Porém, de acordo com a Eletrobras e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo de energia elétrica residencial, cresceu cerca de 107,7%, de 1995 a 2014. Baseado nesses números, o projeto visa conscientizar a população sobre a importância da racionalização no uso de energia elétrica em âmbito residencial.

Na primeira etapa, foram escolhidas quatro residências em Nepomuceno: uma casa na cidade, uma na zona rural, uma república masculina e outra feminina. Foram realizados levantamentos sobre as potências dos aparelhos elétricos e eletrônicos desses locais. “Fizemos algumas medições e análises e montamos planilhas de estimativa e de economia para traçar os gráficos e apresentar as diferenças”, explicou Thalita Pereira.

A partir dessas medições, bibliografia de pesquisa e de uma tabela da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, que listou o consumo médio de alguns equipamentos, partiu-se para a elaboração do aplicativo.

Fonte: SPE