MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

O aluno Otto Galvão do CEFET Nepomuceno participa do projeto piloto Skills Without Borders (Ensino Técnico sem Fronteiras) no Reino Unido

Sexta-feira, 11 de março de 2016

Estudantes relatam dia a dia do Ensino Técnico sem Fronteiras

Oito alunos da Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG estão vivendo meses de novas experiências, adaptações e muito estudo. São estudantes que participam da edição piloto do projeto Skills without Borders (Ensino Técnico sem Fronteiras) no Reino Unido, parceria pioneira do CEFET-MG com a Association of Colleges.

O dia a dia é agitado. A estudante Mariana Sales de Abreu, do curso de Edificações, relata que tem aulas todos os dias das 9h às 16h na Cambridge Regional College. “Nas segundas e terças-feiras, nós temos aulas teóricas sobre adaptação e conversão de edificações, planejamento e legislações ligadas aos projetos e inspeções de construções. Nas quintas, temos aulas práticas de bombearia e, nas sextas, de instalações elétricas. Nas quartas-feiras, nós temos um dia sem aulas no college, quando podemos desenvolver nossas atividades e projetos individuais”, explica.

Júlia Cecília Ferreira Silva, do curso técnico em Meio Ambiente, em intercâmbio na Reaseheath College, diz que há uma alta carga de aulas práticas e visitas de campo. A impressão é a mesma de Igor Marques de Araújo, de Redes de Computadores, que explica a dinâmica das aulas na Bournemouth and Poole College. “Geralmente temos, por matéria, uma hora de aula teórica e uma hora e meia de aula prática, o que colabora muito para o aprendizado, que fica mais dinâmico”.

Apesar do choque cultural, os alunos estão gostando da experiência no Reino Unido. Pablo Henrick Sales de Morais, de Edificações, tem aulas no Cambridge Regional College e diz que se impressionou com a organização do povo britânico. Ele também destaca a cidade que o hospeda. “Cambridge é uma cidade charmosa, com bastantes atrativos turísticos e culturais e um comércio desenvolvido e diverso. Senti mais fortemente o clima nas primeiras semanas, mas agora na reta final já me acostumei”.

Para os estudantes, a oportunidade do intercâmbio tem se revelado uma forma de prepará-los para o mercado profissional. Otto Galvão Elisei, do curso de Mecatrônica da Unidade Nepomuceno, conta que estudar no Exeter College tem sido importante para seu crescimento pessoal e profissional, “uma vez que a experiência com diferentes formas de ensino, pesquisa e educação profissional é extremamente enriquecedora”.