Atividade de monitoria no Pró-Técnico do CEFET-MG Nepomuceno é tema de trabalho de mestranda em Educação na UFLA
Terça-feira, 1 de dezembro de 2020
Paloma Cristine S. Souza é professora de história, está terminando o mestrado em Educação pela UFLA e trabalha como pesquisadora em um projeto de história da Câmara Municipal de Nepomuceno. Sua grande paixão é a sala de aula, essa paixão fez com que ela se voluntariasse, nos últimos 3 anos, para atuar como monitora de história no Pró-Técnico do CEFETMG-NEPOMUCENO.
Um dos frutos desses anos de colaboração com o CEFET foi o trabalho intitulado Os sujeitos formam a escola, a escola forma os sujeitos. O trabalho é um relato da experiência no Pró-Técnico à luz dos textos de J. Dayrell. Segundo a autora, as influências do capital cultural no processo de aprendizagem, discutidas por autores como J. Daryel, P. Freyre, P. Bourdieu entre outros, sempre foram de grande interesse seu. Segue um trecho do trabalho:
“O que observei no Pró-Técnico, projeto em questão nesse trabalho, foi que o motivo pelo qual aqueles jovens se prestam a assistir aulas pós-turno, dedicarem praticamente o dia todo aos estudos nos dois meses que antecedem ao vestibular do CEFET, é saber que aquela escola ampliará suas oportunidades de acesso à experiências culturais e, futuramente, à oportunidades sólidas de emprego e estudo.”
O trabalho pode ser encontrado no ebook: Produtos educacionais do mestrado profissional em educação: saberes vivenciais da PPGE/UFLA-2020 sob a organização de: Ilsa C. V. Goulart, Helena M. Ferreira, Márcio B. Assis e Edimilson Francisco. O ebook pode ser acessado através do arquivo abaixo.
E-book “Produtos educacionais do mestrado profissional em educação saberes vivenciais”
Fonte: Saulo Luis Lima da Silva