MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Coordenação Pedagógica realiza atividade de incentivo à leitura

Segunda-feira, 9 de setembro de 2019

A Coordenação Pedagógica realizou uma atividade de incentivo à leitura nas turmas dos 1º’s anos dos cursos técnicos integrados. Durante o Acompanhamento Pedagógico, que é realizado semanalmente nessas turmas, foram selecionadas 15 obras literárias indicadas pelos alunos e disponíveis na Biblioteca da Unidade. Cada aluno recebeu um texto com informações sobre um livro e seu autor e o primeiro capítulo do mesmo. Após a leitura produziram um pequeno texto com a sua opinião sobre a obra. Posteriormente, foram divididos em grupos, de acordo com o texto lido, e fizeram uma breve apresentação para os colegas sobre o livro estudado. As obras trabalhadas foram: Opsanie Swiata-Verônica Stigger; Eu e o Silêncio de meu Pai-Caio Riter; O Senhor dos Anéis Volume 2: as Duas Torres-J.R.R. Tolkien; Dom Quixote-Miguel de Cervantes; O Menino do Pijama Listrado-John Boyne; Os Lusíadas-Luís de Camões; A Cabana-William P. Young; Harry Potter e a Câmara Secreta-J.K. Rowling; Contos-Machado de Assis; A Culpa é das Estrelas-John Green; O Medo e a Ternura-Pedro Bandeira; Os Imortais Volume 3: Terra de Sombras-Alyson Nöel; Pollyanna Moça-Eleanor Porter; A Menina que Roubava Livros-Markus Zusak; e Preconceito Linguístico: o que é, como se faz-Marcos Bagno.

Os melhores textos de cada turma foram premiados pela Coordenação Pedagógica com o livro O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger. Publicado em 1951, o romance de J.D. Salinger é um marco da literatura e representa uma revolução na forma como a juventude passaria a ser vista pela cultura.

Alunos premiados:

1º Eletrotécnica: Augusto José Silvério

Os Lusíadas – Luís de Camões

“Eu gostaria muito de ler esse livro se eu tivesse um tempinho sobrando. O livro me chamou muito a atenção, pois há um tempo que eu queria ler. Porém a linguagem era complicada, por ter sido escrito em 1572. Como eu não conseguia ler, li um livro parecido, que se chama Por Mares há Muito Navegados, onde um grupo de alunos tinham que ler Os Lusíadas para um trabalho de escola. À medida em que eles liam o livro, algo semelhante a obra acontecia com eles, o que me despertou ainda mais a vontade de ler. Além disso, o livro tem relação com a matéria que estou vendo em Literatura.”

1º Mecatrônica: Gabriela Marques Vieira

A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak

“Nessa obra de Zusak, tenho grande gosto pela leitura. Ela retrata um período da ditadura de Adolf Hitler e como o nazismo foi difícil para aqueles considerados ‘impuros’. Durante a história, cada acontecimento é importante, e me fascina, pois amo História, e me interesso por livros que contam como a sociedade era antigamente. Já havia lido esse livro e não me canso de ler. Tem um filme também, mas confesso que o livro é bem mais interessante, apesar do filme enfatizar o que lemos. Através da leitura temos um nível de detalhamento maior, sem contar fatos que não estão no filme, por isso os filmes são “baseados”.

O que mais admiro é a determinação de Liesel, apesar de viver em uma época de repressão, continua a batalhar por seus desejos, como ler diversos livros. A parte em que estão na praça pública e são obrigados a queimar seus livros (pela alienação utilizada por seu ditador) e Liesel se arrisca em pegar uma obra na fogueira, é a melhor! Amo o livro!”

1º Redes de Computadores: Rubem César Vilas Boas Júnior

O Menino do Pijama Listrado – John Boyne

“O Menino do Pijama Listrado é um livro extremamente legal de ler. Sabe aquele livro que você fica curioso para saber o final e consequentemente não consegue parar de ler, para acabar logo e matar a sua curiosidade? Acontece isso no livro. Bruno, o personagem principal, foi obrigado a mudar de sua enorme casa em Berlim e ir para uma casa desolada, devido ao trabalho de seu pai. Neste local ele não tem ninguém para brincar. Então ele começa a se aventurar por lugares onde não poderia ir. Acaba fazendo um amigo e descobrindo várias coisas. Aconselho muito a lerem este livro.”

Foto-site-alterada