Aluno do CEFET-MG Nepomuceno desenvolve estação para monitoramento da qualidade do ar em Nepomuceno
Terça-feira, 22 de julho de 2025
Joel Resende Garcia, estudante do curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG – Campus Nepomuceno, desenvolveu, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma estação para medição dos índices de qualidade do ar.
O projeto envolveu o desenvolvimento da parte eletrônica, programação e a instalação do equipamento nas proximidades da Avenida Monsenhor Luís de Gonzaga. O dispositivo é capaz de monitorar a concentração de ozônio, monóxido de carbono, partículas em suspensão (poeira), umidade relativa do ar e temperatura ambiente.
As medições iniciais indicaram que a qualidade do ar em Nepomuceno apresentou parâmetros abaixo dos níveis recomendados por órgãos de saúde, o que pode, a longo prazo, representar riscos à saúde da população e impactar negativamente a qualidade de vida.
A qualidade do ar é um fator essencial para a saúde pública. A exposição contínua a poluentes atmosféricos está associada ao aumento de doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas, além de agravar condições preexistentes, como asma e bronquite. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 7 milhões de mortes prematuras por ano estão relacionadas à poluição do ar. Por isso, o monitoramento constante e a adoção de políticas de controle ambiental são fundamentais para proteger a população e promover ambientes urbanos mais saudáveis.
Projetos como o desenvolvido por Joel contribuem significativamente para a conscientização ambiental e fornecem dados importantes que podem subsidiar ações públicas voltadas à melhoria da qualidade do ar na cidade de Nepomuceno e na região.
Fonte e texto: Alencar Franco de Souza