Integridade sou eu, somos nós: campanha debate tema no CEFET-MG
Quinta-feira, 2 de outubro de 2025
Ação da DGDI e da SECOM busca informar comunidade sobre importância de priorizar o interesse público
O objetivo é fomentar a importância de se adotar valores, princípios e normas éticas comuns para a salvaguarda e a priorização do interesse público em detrimento do interesse privado. Com o mote “Integridade sou eu, somos nós”, a campanha busca denotar que a integridade pública depende de uma postura individual que reflete no coletivo. Ela será veiculada nas redes sociais da Instituição, no portal cefetmg.br e em mala-direta enviada à comunidade.
“A Integridade é um dos princípios da Governança Pública e, para além de uma obrigação dos gestores, deve ser um compromisso dos servidores públicos”, afirma a diretora da DGDI, professora Carolina Riente. “Assim, essa campanha tem um papel formativo e busca informar, orientar e conscientizar toda a comunidade seja na prevenção, detecção ou responsabilização de agentes públicos envolvidos em condutas que ferem a integridade”.
Para a coordenadora de Gestão de Riscos, Controle e Integridade, Elisete Viana, a campanha busca mostrar as ações já em andamento e envolver todos no fortalecimento de uma cultura de integridade. “Estamos apenas no início de uma caminhada que depende da mudança de postura e de valores das pessoas. A integridade começa com atitudes individuais e se constrói coletivamente, no dia a dia”, explica.
Integridade pública
Integridade pública é priorizar o interesse de todos acima dos interesses privados, com ética e transparência. Isso implica que os agentes públicos pautem seu comportamento com o objetivo de dar sempre prioridade ao interessepúblico sobre o privado.
Para colocar em prática a integridade, as instituições devem adotar códigos de conduta, normas internas de prevenção ao conflito de interesses, ao nepotismo, à corrupção; criando canais de denúncias; realizando treinamentos e campanhas; definindo valores e princípios que deverão pautar a atuação dos servidores, entre outras medidas.
Durante a campanha, serão explorados temas como as instâncias de integridade; discriminação; assédio moral, sexual e virtual; e transparência.
Plano de Integridade do CEFET-MG
Desde 2017, o Governo Federal requer que órgãos e entidades da Administração Pública instituam programas de integridade no âmbito da Política de Governança. O CEFET-MG conta com um Plano de Integridade que busca promover medidas e ações institucionais visando à prevenção, à detecção e à punição de fraudes, aos atos de corrupção, às irregularidades e aos desvios de conduta.
Fonte e texto: Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – CJC
SECOM/CEFET-MG