MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Mesa-redonda sobre Teoria Crítica e Feminismo acontecerá dia 25/01/2025 a partir das 09h

Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

A luta do movimento feminista é uma das mais importantes ferramentas de avanço da sociedade a partir de qualquer ambiente. Ela, segundo a pesquisadora e escritora Clara Cristina Garcia, ajuda não só as mulheres como todas as pessoas a entender que o masculino não é universal. Foi pensando na importância desse tipo de reflexão que a disciplina de Relações Étnico-Raciais, Diversidade e Gênero do Curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG, Campus Nepomuceno, preparou para esse sábado uma mesa-redonda com a Professora Dra. Elisa Zwick. Elisa é pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

A professora convidada é estudiosa da Teoria Crítica, como ficou conhecida a Escola de Frankfurt. Dentro do riquíssimo arcabouço teórico desses filósofos, a mesa-redonda vai destacar o pensamento de Theodor Adorno e Max Horkheimer que refletiram sobre feminismo no século XX.

A proposta é fazer um diálogo entre eles e o texto de Simone de Beauvoir, primeira grande filósofa do século passado a ganhar destaque contribuindo para o amadurecimento da luta feminista em todo o mundo. Na dinâmica da mesa, os alunos e alunas de Engenharia Elétrica sob a orientação do professor Lucas Magalhães vão levantar pontos da introdução da obra de Beauvoir, “O Segundo Sexo” lançada em 1949, para produzirem juntos da professora convidada a discussão sobre o tema.

O evento é aberto a todas e todos interessados.

Fonte e Texto: Lucas Guedes Vilas Boas