MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projeto BCE atende a comunidade local de forma gratuita

Segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Está em andamento o projeto do programa Bolsa de Complementação Educacional (BCE) intitulado “Instalando um Futuro Melhor para Todos”. O objetivo principal do projeto é proporcionar à população de baixa renda do município de Nepomuceno, a manutenção e melhoria das instalações elétricas de suas residências de maneira gratuita, com apoio de corpo técnico do CEFET-MG e da comunidade local. Participam do projeto os discentes do curso de graduação em Engenharia Elétrica Allan de Paula Botelho (bolsista), Breno Masson Lima, Ítalo Eluezer Rodrigues Vicente e Iago Monteiro Vilela. Os três últimos são voluntários e idealizadores do projeto. O projeto tem como orientador o professor Márcio Wladimir Santana do Departamento de Elétrica.

Inicialmente, foi realizado um levantamento das famílias que seriam atendidas pelo programa em conjunto com a assistente social da Prefeitura Municipal de Nepomuceno. Posteriormente, foi realizada a primeira inspeção na residência selecionada, onde foi avaliado o estado atual das instalações elétricas. Em seguida, foi realizado o levantamento dos materiais necessários para a adequação das instalações elétricas. Os discentes envolvidos no projeto conseguiram recursos financeiros e doações de materiais elétricos com empresários (patrocinadores do projeto) e pessoas da comunidade local. No dia 06/07/2019 foi realizada a adequação das instalações elétricas da primeira residência selecionada. Participaram desta adequação os quatro discentes citados acima e também o discente Vítor de Paula, graduando em Engenharia Elétrica.

Primeiramente foi definido onde seria instalado o quadro de distribuição de circuitos. A instalação elétrica não contava com nenhuma divisão de circuitos e também não possuía nenhum equipamento de proteção (disjuntores). O quadro foi fixado em um local estratégico e obedecendo as normas de segurança. Baseado em cálculos, a casa foi divida em três circuitos independentes: um para chuveiro, o segundo para tomadas de uso geral e o terceiro para iluminação. Antes havia apenas um ponto de iluminação, uma tomada de uso geral e a ligação do chuveiro, tudo de maneira compartilhada, com fiação danifica e mal dimensionada. Após a instalação, a residência ficou com três circuitos individuais bem dimensionados, um ponto de iluminação em cada cômodo, quartos com dois pontos de tomada, corredor com uma tomada, cozinha três pontos de tomada, banheiro com um ponto de tomada e área externa com dois pontos de tomada e três pontos de iluminação.

Os discentes fizeram a instalação em um sábado, iniciando pela manhã com término ao final da tarde. O trabalho foi realizado com o auxílio dos colaboradores e doadores, Frio Ártico, Renova Agropecuária, Auto Escola Lucas, Vila Elétrica, Construfácil, Lotérica Ponto da Sorte e da população, tudo para o bem estar e segurança da família atendida.

 

Fonte: Márcio Wladimir Santana