CEFET-MG

Corpo Docente

ALCIR SILVA LACERDA

Graduado em Engenharia Elétrica (2001) e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG (2015).

Experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, ministrando disciplinas de Eletrônica Analógica, Eletrônica Industrial, Estatística e Probabilidade.


ALEXANDRE RODRIGUES VAZ

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2006).

Experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: compensação de correntes harmônicas, fontes alternativas de energia e processamento de energia em alta frequência.


 ANTONIA NAVARRO GÓMEZ

Graduada em Física pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos – Peru (1996), Mestrado (2000) e Doutorado (2007) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Atua na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Otimização em Cálculo de Campos Eletromagnéticos, Sistemas Elétricos de Potência, Instrumentação Eletrônica, Eletrônica Geral e Acionamentos Elétricos e Instalações Elétricas.


 ARIANY CAROLINA DE OLIVEIRA

Graduada em Engenharia Mecatrônica (2013) e mestrado em Engenharia Elétrica (2015) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Desenvolve pesquisas na área de Modelagem e Controle de Sistemas, Sistemas de Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: realimentação de saída, modelos com incertezas, desigualdades matriciais lineares, sistemas com atraso nos estados.


 BALTAZAR JONAS RIBEIRO MORAIS

Graduado em física pela UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei. Mestrado em Física e Matemática Aplicada pela UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá e Doutorado em Física pela UFJR – Universidade Federal de Juiz de Fora.

Experiência na área de Física, Com ênfase em Cosmologia, Gravitação, Teoria Quântica de Campos e Superfluidez de Matéria Assimétrica.


 BRUNO SENNA CORRÊA

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Especialização em Biologia (UFLA, 2000), Mestrado (Engenharia Florestal/Manejo Ambiental/Ecologia de população vegetal) (UFLA, 2001) e Doutorado (Engenharia Florestal/Manejo Ambiental/Ecologia de aves) (UFLA, 2008).

Experiência docente de aulas no ensino médio (20 anos), ensino técnico (5 anos) e ensino superior (10 anos). Pesquisador do CEFET,MG, Unidade Nepomuceno,MG. Na Pós-Graduação ministra as disciplinas de Avaliação de Impactos Ambientais, Ecologia Aplicada e Recuperação de Áreas Degradadas como colaborador e orientador no Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental pelo IFMG (Campus Bambuí). Como pesquisador atua no levantamento de fauna, diagnóstico ambiental, diagnóstico ecológico rápido nos Biomas brasileiros. Trabalha com a Conservação da Biodiversidade, propondo estratégias sustentáveis e adequadas de conformidade das áreas amostradas e pesquisadas (Planos de Manejo e Monitoramento de Fauna). Tem experiência em Manejo Ambiental, com ênfase em Ecologia, Conservação e Manejo de Fauna Silvestre e Biogeografia.


 CÍNTIA RIBEIRO ANDRADE

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Fundação Universidade de Itaúna (2006), Mestrado em Engenharia Elétrica pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (2008) na área de Controle e Automação e Doutorado em Engenharia Agrícola pela UFLA – Universidade Federal de Lavras (2016) na área de Instrumentação.

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, Telecomunicações e Automação, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação de sistemas, controle de sistemas a eventos discretos, automação industrial e instrumentação industrial.


 CRISTIANE FELIPE DE ARAÚJO RIBEIRO CÔRTES

Graduada em Letras pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004), Mestrado em Letras (2010) e Doutorado em Letras – Estudos Literários (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Experiência na área de Linguística com ênfase em Línguas e Artes. pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA – UFMG) e do Núcleo Mulheres em Letras (UFMG)


 CRISTHIAN FLAMARION GOMES DE CARVALHO

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Vale do Rio Doce. Mestrado em computação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores.


 DARIO GERALDO RODRIGUES

Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), MBA em Gestão de Negócios em Contexto Empreendedor pela UFSJ, Pós-Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Internacional, Mestre em Engenharia Mecânica pela UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei (Linha de pesquisa: Materiais e Processos de Fabricação).

Experiência Profissional em Engenharia de Manufatura no desenvolvimento e gerenciamento de processos de fabricação, atuando na área de Engenharia Mecânica com ênfase em Métodos e Processos.


EVANDRO JOSÉ RIBEIRO

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

Temas de interesse: Campos Eletromagnéticos, Descargas Atmosféricas, Compatibilidade Eletromagnética e Qualidade da Energia.


FÁBIO LUIZ TEZINI CROCCO

Graduado e Mestrado em Ciências Sociais pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado na mesma instituição na linha Determinações do Mundo do Trabalho.

Experiência nas áreas de Sociologia e Filosofia Moderna e Contemporânea, atuando com referências teóricas do materialismo histórico e teoria crítica.


FERNANDA MARTINS FERREIRA

Graduada em Matemática pela Universidade da Madeira – Portugal (2010) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade da Madeira (2012), ambos diplomas reconhecidos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática.


GUALBERTO RABAY FILHO

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Redes Y Sistemas de Comunicación pela Universidad Politécnica de Madrid.

Experiência em Sistemas de Informação, nas seguintes áreas: processamento distribuído, comércio e marketing eletrônico, sistemas e programação web, gerência de projetos e inclusão digital.


HELEN DE OLIVEIRA FARIA

Graduada em Letras, com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (2007) e Mestrado em Estudos Linguísticos (2010) pela Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ . Doutorado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2016), na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia.

Experiência no ensino fundamental, médio, superior, técnico, cursos de idiomas, na Educação para Jovens e Adultos (EJA), em pré-vestibular e no Ensino a Distância (EAD). Tem trabalhos desenvolvidos na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, com ênfase no ensino vinculado às tecnologias digitais.


ISRAEL TEODORO MENDES

Graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pelo Instituto Politécnico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), e Mestre em Engenharia Elétrica pelo mesmo instituto. Atualmente é doutorando no programa de pós-graduação em engenharia Agrícola na área de Instrumentação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Desenvolve sua pesquisa na área de sensores inteligentes. Atua no desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados a sistemas inteligentes embarcados (microcontroladores e microprocessadores), sistema de monitoramento embarcado, sensores embarcados, aprendizado de máquina, controle adaptativo e modelagem de processos não lineares.


ITALO ARTHUR JOÃO WILSON SILVA MEIRELES

Graduado em Engenharia Elétrica (2012) e Mestrado na mesma área pela Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ (2015).

Experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transitórios Eletromagnéticos, associados às Descargas Atmosféricas, em Linhas de Transmissão, Eletromagnetismo Aplicado e Sistemas Elétricos de Potência.


JULIANA VILELA LOURENÇONI BOTEGA

Graduada em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2005) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2009). Especialista em Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Eletricidade na Agropecuária: Qualidade e Conservação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Experiência em Engenharia Elétrica, com ênfase em Máquinas e Acionamentos Elétricos e Geração de Energias Alternativas. Experiência docente em Acionamentos Elétricos, Instalações Elétricas e Máquinas Elétricas.


LARISSA CARVALHO SOARES AMARAL

Bacharel e Mestre em Química pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorada em Ciência do Solo pela UFLA – Universidade Federal de Lavras. Licenciada em Ciências pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais e em Química pela Universidade Vale do Rio Verde. Bacharel em Administração pela UFLA – Universidade Federal de Lavras.
Experiência na área de Educação e de Química, nos seguintes temas: Educação em Química, Utilização de resíduos agro-industriais na retenção de corantes e gerenciamento de resíduos de laboratório.


LUCIANO MACHADO CAVALCA

Graduação em Engenharia Elétrica (1986) e mestrado na área de Automação e Sistemas Elétricos Industriais (1998) ambos pela Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI.

Experiência nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagem C, aplicativos comerciais e simuladores na área eletroeletrônica em ambiente Windows e disciplinas teóricas e práticas de Sistemas Digitais.


MARCELO HENRIQUE RIBEIRO DE ALMEIDA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2009) e mestrado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2013).

Experiência na área de Matemática, ministrando disciplinas de Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Vetorial, Estatística, Probabilidade, Pesquisa Operacional e Álgebra Linear.


MÁRCIO AUGUSTO GAMA RICALDONI

Graduado e Licenciado em Matemática pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação Matemática pela UFPO – Universidade Federal de Ouro Preto.

Experiência como professor das disciplinas de Cálculo, Geometria Analítica, Álgebra Linear (Engenharia de Produção e Automação) e Cálculo III (Matemática).


MATEUS COELHO VIEIRA

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica pela Universidade José do Rosário Vellano (2000), Especialista em Matemática pela Faculdade da Região dos Lagos (2004) e Mestrado em Engenharia de Sistemas e Automação pela Universidade Federal de Lavras (2016).

Experiência profissional prática na elaboração e execução de projetos elétricos, auditorias na área elétrica, CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e experiência docente nas áreas de Desenho técnico assistido por computador, Circuitos elétricos, Eletrônica analógica e de potência, Projetos de média tensão, Automação industrial, Instalação elétricas residenciais e prediais, Laboratório de Instalações Residenciais e Prediais, Organização e Normas, Acionamentos Elétrico, Física, Robótica, Analise Dinâmica e Controle, Eletrônica Digital e Maquinas e Automação Elétrica.


MATEUS HENRIQUE DA COSTA

Possui graduação (2009) e mestrado (2012) em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Federal de São João del Rei-MG (UFSJ). Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Controle e Automação. Experiência docente nas áreas de Eletrotécnica, Circuitos Elétricos, Sistemas Elétricos de Potência, Máquinas Elétricas e Eletrônica.


PAULIANI GONÇALVES VIVAS

Graduada e Licenciada em Física e Mestrado em Física e Química de materiais pela UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei. Doutorado na área de óptica, pela UFLA – Universidade Federal de Lavras.

Experiência docente em nível de graduação na área de Física.


PAULO DE OLIVEIRA LIMA JÚNIOR

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000), mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2002) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2016).

Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Geoinformática e Sistemas de Informação Geográfica.


REGINALDO BARBOSA FERNANDES

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei, Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Engenharia Agrícola na área de controle e automação pela UFV – Universidade Federal de Viçosa.

Experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: gerador de indução, bft-bomba funcionando como turbina, geometria, segurança no trabalho e fractais.


RICARDO VITOR RIBEIRO DOS SANTOS

Graduado em Matemática pela Fundação Educacional de Lavras. Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA – Universidade Federal de Lavras. Doutorando em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA.

Experiência didática na área de Matemática e em pesquisa, atua principalmente com dinâmica de populações e simulação computacional.


RODRIGO DE SOUSA E SILVA

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica (2006) e Mestrado em Modelagem e Controle de Sistemas (2012) pela UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei.

Experiência nas áreas de Identificação de Sistemas, Máquinas Elétricas e Eletromagnetismo, lecionando nas disciplinas de Circuitos Magnéticos, Laboratório de Máquinas Elétricas, Máquinas de Corrente Contínua, Máquinas de Indução, Máquinas Síncronas e Transformadores elétricos.


ROSANA ÁUREA TONETTI MASSAHUD

Graduação em Ciência da Computação e Mestrado em Engenharia de Sistemas pela UFLA – Universidade Federal de Lavras.

Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, Algorítimos e Estruturas de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e arquitetura de dados para sistemas de software, administração de dados e de banco de dados, recuperação de informação e mineração de dados. Pesquisa em projetos envolvendo autômatos celulares, modelagem matemática e modelos basados em indivíduos.


SABRINA MESQUITA COELHO

Graduada em Química pelo Centro Universitário de Lavras (2010), Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras – UFLA .

Experiência em pesquisas voltadas para a área de química ambiental, com ênfase em adsorção, catalisadores heterogêneos ácidos para a produção de biodiesel, Química Ambiental, Catálise Heterogênea e Físico Química. Possui experiência no desenvolvimento de catalisadores ácidos, aplicados na reação de esterificação para a produção de biodiesel, visando o desenvolvimento de processos químicos mais limpos e eficientes com menor consumo energia que sejam ambientalmente corretos.


THALITA KELEN LEAL DO PRADO

Graduada em Licenciatura em Matemática pela UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA- Universidade Federal de Lavras (2011) e doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA- Universidade Federal de Lavras (2016).

Experiência na área de Matemática, ministrando aulas nas disciplinas de Cálculo e Estatística.


ZÉLIA MARIA VELLOSO MISSAGIA

Graduada em Engenharia Elétrica (1982) e Mestrado em Engenharia Mecânica (2013) pela Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ. Doutoranda em Física e Química dos Materias pela UFSJ.

Experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Materiais e processos de fabricação, atuando principalmente nos seguintes temas: instalação elétrica, projeto, execução, compósitos particulados, serragem, resina epóxi, composites, autocad, projeto elétrico, normas técnicas e painéis elétricos, média tensão, ensaios.