CEFET-MG

Apresentação

O que é Extensão?

A Extensão é um meio de difusão, socialização e democratização do conhecimento produzido e existente nas instituições educacionais. Por meio de atividades diversas e parcerias institucionais, internas e externas, ocorre a socialização do saber acadêmico, qualificando a relação transformadora entre a escola e a sociedade.


Tipos de atividades de Extensão:

  1. Programas: conjunto de atividades de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes, associados e integrados para o alcance de objetivos comuns.
  2. Projetos tecnológicos: atividades de pesquisa e/ou desenvolvimento em parceria com instituições públicas ou privadas, que tenham interface e aplicação tecnológica.
  3. Prestação de serviços: consultoria, assessoria, laudos e serviços tecnológicos.
  4. Eventos: atividades eventuais de interesse técnico, social, científico,esportivo, artístico e cultural, favorecendo a participação da comunidade externa e/ou interna.
  5. Projetos sociais: atividades transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida.
  6. Cursos de extensão: ações pedagógicas de caráter teórico e prático, com critérios de avaliação definidos e oferta não regular, voltadas especialmente para a educação e qualificação profissional.
  7. Projetos culturais artísticos e esportivos: cursos, eventos, festivais, competições, ações regulares de prática e desenvolvimento, etc.
  8. Empreendedorismo: apoio à formação empreendedora através de atividades de capacitação, orientação e acompanhamento.
  9. Relações internacionais: intercâmbios e acordos de cooperação internacional, como instrumento de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão.
  10. Núcleos de inovação tecnológica: política de inovação associada ao ensino e a pesquisa e à transferência dos resultados para a sociedade.