MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

A Cidade

História

A colonização do território onde hoje se localiza o município de Nepomuceno teve início no século XVIII na fazenda Congonhal, obtida por sesmaria. O proprietário desta fazenda, o Capitão Mateus Luís Garcia, construiu uma capela em honra a São João Nepomuceno . No dia 6 de março de 1776, foi ali celebrada a primeira missa e realizado o primeiro batizado.

Segundo Silvestre Ferraz, a fundação de São João Nepomuceno de Lavras do Funil data de fins do século XVIII, sendo fundadores Francisco da Silva Teixeira, José Simões de Aguiar, Manoel Pereira de Carvalho, Cap. Matheus Luiz Garcia, e posteriormente Flávio Antônio de Morais, João Antônio Gomes, Alferes José Antônio de Lima e cap. Manoel Joaquim da Costa.

Em torno da capela formou-se o primeiro núcleo que deu origem ao Povoado de São João Nepomuceno, à medida que se fixavam novos agricultores, a região se desenvolvia a ponto de, em 1831, ser elevado a Distrito de paz (11 de setembro de 1831) e freguesia pela Lei Número 209, de 7 de abril de 1841.

O nome Nepomuceno procede de NepomuK, uma cidade de Boêmia, na Tchecoslováquia. Em 1383 foi São João Nepomuceno ali martirizado, por ordem do Rei Venceslau IV. É que o Santo lhe recusou manifestar os pecados da rainha Joana, sua esposa.

‘Espraiando-se a fazenda do Congonhal, cruzamento das antigas estradas de passos a Formiga e Lavras, surgiu o Arraial de S. João Nepomuceno, incorporado logo à Paróquia de Lavras do Funil.’

Em 30 de agosto de 1911, Nepomuceno conseguiu sua emancipação política administrativa, estabelecendo-se como município, através da Lei Estadual, nº 556, de 30 de agosto de 1911, sancionada pelo Exmo. Sr. Presidente do Estado de Minas Gerais, Dr. Júlio Bueno Brandão.

Em 20 de abril de 1936 torna-se comarca.


Nepomuceno Hoje

A cafeicultura é responsável por 70% ( setenta por cento ) da economia do município. A avicultura também desempenha papel importante no quadro econômico. Encontra-se instalado em Nepomuceno um dos maiores aviários do Estado, o AVIÁRIO SANTO ANTÔNIO, sendo um grande exportador de ovos e aves, além de produzir o ovo em pó, utilizado nas grandes industrias de alimentação. Além do café, produz, o município, milho, arroz e feijão para o consumo.

Destaque na produção industrial Metro Confecções, X-Bora Camisaria e a Cooperativas de Profissionais Autônomos de Costura de Nepomuceno e Região, entre outras empresas na Micro-Região como:

  • ASA – Aviário Santo Antônio
  • Magneti Marelli Cofap
  • TRW Automotive
  • Ferrovia Centro Atlântica – FCA
  • Camargo Corrêa – Cimento CAUÊ
  • Furnas Centrais Elétricas
  • Telemont Engenharia de Telecomunicações
  • Metal Lavras

Já no setor do comércio e da prestação de serviços, as empresas são diversificadas indo de supermercados, farmácias, papelarias, armarinhos, materiais para construção, móveis e decorações, bares e lanchonetes, postos de gasolina, oficinas mecânicas, cooperativas dos cafeicultores e etc. O município é rico em atrações naturais, destacando-se pelas praias dos rios Grande e Cervo e, principalmente, pela represa de Furnas, que é utilizada para esportes náuticos.


Aspectos Geográficos

Nepomuceno, situa-se no sul do Estado de Minas Gerais. Com área territorial é de 583,78 Km2, a 843m de altitude, tem como coordenadas geográficas: 21º, 13’e 50′ segundos de Latitude Sul, 45º, 10′ e 50′ de Latitude WGR, da Capital do Estado em linha reta.

Seu clima é úmido, de verões brandos, porém sujeito esporadicamente a grandes estiagens. Temperatura média anual de 19 a 21 graus ºC. O inverno as vezes é muito rigoroso.

Nepomuceno encontra-se a 11Km da rodovia Fernão Dias, BR 381 que liga os Estados de Minas Gerais e São Paulo. Desta forma possui ligação através de Rodovias pavimentadas com as principais capitais do País e cidades vizinhas.

Localização:

  • 233 Km de Belo Horizonte
  • 330 Km de São Paulo
  • 396 Km do Rio de Janeiro
  • 302 Km Juiz de Fora
  • 54 Km de Três Pontas
  • 80 Km de Três Corações
  • 81 KM de Varginha
  • 30 Km de Coqueiral
  • 42Km Carmo da Cachoeira

Com base no censo realizado em 2000, podemos afirmar que sua população e de 24.761 habitantes, sendo 6.702 na zona rural, 18.059 na sede.

A topografia é representada pelas Serras São João, Morembá, do Oriente, Dois Irmãos, do Carrapato e da Paineira.

O município é banhado pelos Rios Grande e Cervo. É lindeiro dos Lagos de Furnas.


Fonte: IBGE e PMN