MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Comunidade acadêmica é chamada para elaborar Projeto Pedagógico Institucional

Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Documento orienta as práticas educativas da Instituição; comunidade pode definir temas de interesse em questionário on-line até 17/02

De onde viemos e para onde vamos? Como é o CEFET-MG que queremos ter no futuro e o que faremos no presente para que ela seja possível? Esse é o mote para a construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI 2021-2030), documento que orienta a prática educativa na Instituição. A primeira ação para construção do Projeto já está no ar: até 17 de fevereiro, estudantes, técnicos administrativos, professores e trabalhadores terceirizados podem preencher um formulário, indicando assuntos que devem ser tema de discussão do PPI.

Como explica a pedagoga Joyce Ribeiro, presidente da comissão organizadora do PPI, o documento busca orientar as práticas acadêmicas das instituições de ensino, levando em consideração sua trajetória histórica e inserção regional. “Reestruturar o PPI está além de simplesmente cumprir uma exigência legal, é uma valiosa oportunidade de participação democrática para apontar os rumos do CEFET-MG”, afirma.

Pela primeira vez, o documento será construído coletivamente, a partir de um planejamento participativo. “O processo de elaboração/reestruturação do PPI representa algumas oportunidades principais”, explica Joyce. “A primeira delas é o posicionamento da Instituição diante da realidade: em que sociedade nos inserimos e o que queremos com essa inserção. A segunda é a aproximação entre teoria e prática, entre o que pensamos e o que fazemos em educação”.

Formulário

No formulário disponível on-line, a comunidade acadêmica pode classificar alguns temas, julgando a importância que cada um deve ter na construção do documento. Há temas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e tópicos como acessibilidade, apoio pedagógico, cultura, direitos humanos, esporte e mundo do trabalho.

A partir deste formulário, a comissão responsável realizará uma série de lives e debates ao longo dos próximos meses, também com participação da comunidade acadêmica, para discutir e sistematizar as propostas que irão compor o documento.

Acesse o formulário

Vídeo com mais informações

Fonte: SECOM/CEFET-MG