MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG Nepomuceno credencia Grupo de Pesquisa

Quinta-feira, 22 de novembro de 2018

A unidade credenciou o “Grupo de Pesquisa em Avaliação do Ensino Técnico e Engenharia” (GPAETE), formado por docentes, técnico-administrativos e estudantes do curso de graduação, na plataforma da CAPES em setembro de 2018 (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5651729100692931). Com o objetivo principal de analisar dados relativos ao ensino técnico e graduação em Engenharia Elétrica, como taxas de permanência e sucesso escolar da unidade Nepomuceno do CEFET-MG, o grupo iniciou as pesquisas e discussões em abril desse ano. Com reuniões mensais, os servidores já colhem frutos do trabalho com a apresentação de artigos em congressos especializados.

Os servidores Andréa Barra, Clarissa Lima, Ludmila Ramalho, Mariana Coelho e Wagner Pedroso apresentaram o trabalho “O perfil dos graduandos em engenharia no que se refere ao ensino profissional – um estudo de caso de uma instituição de ensino verticalizado” no XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1° Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, em setembro, na cidade de Salvador (BA).

Outro trabalho concluído foi intitulado “Evasão no ensino técnico integrado: a questão da conclusão do estágio em uma instituição federal”. Esse foi elaborado pelos servidores Aline Pereira, Clarissa Lima, Ludmila Ramalho, Suelen Moreira e o estudante André Assaid Simão e apresentado no V Colóquio Internacional e IV Workshop Nacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar, realizado em São Luís (MA). Nesse mesmo evento a servidora Mariana Coelho também apresentou o banner “Evasão escolar e perfil socioeconômico dos estudantes dos cursos noturnos: análise de uma unidade descentralizada da rede federal de ensino técnico/tecnológico”.

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, cujo tema é “Ciência para Desigualdades”, o grupo de pesquisa participou com o trabalho “Estudo do perfil dos evadidos no CEFET-MG Campus Nepomuceno”. Elaborado pelas servidoras Ana Flávia Martins, Juliana Botega e Rosana Massahud e o estudante André Assaid Simão, o banner foi apresentado no Campus Nepomuceno do CEFET – MG.

Outras informações acesse a página do GPAETE.

Fonte: Clarissa C. P. Lima