MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG Nepomuceno marca presença em evento do ERMAC na UFLA

Terça-feira, 10 de abril de 2018

Aconteceu entre os dias 04 e 06 de abril, o I ERMAC – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, realizado na UFLA – Universidade Federal de Lavras. O ERMAC é um evento da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) que tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes e demais interessados em aplicações de conteúdos matemáticos nas mais diversas áreas de conhecimento. Esta foi a primeira vez que o ERMAC foi realizado na UFLA e foi promovido pelo Departamento de Ciências Exatas e o Departamento de Ciência da Computação.

O CEFET-MG Nepomuceno, marcou presença no evento, com trabalhos de seus alunos e professores do curso de Graduação em Engenharia Elétrica. Os alunos Ualifer Abreu, Ana Flávia Lopes e Igor Fonseca apresentaram o trabalho “Algoritmo bioinspirado para a solução de problemas de circuitos elétricos”, orientados pelos professores Rosana Massahud e Mateus Costa. Leonardo Ricardino e Denner Mendonça, orientados pela professora Rosana, apresentaram o trabalho “Uso do Simulated Annealing no problema de alocação de salas de aula: um estudo de caso no CEFET-MG”. E Danielle Fortunato, juntamente com o professor Márcio Wladimir Santana e o Prof. Daniel Furtado Leite (UFLA), apresentaram “Filtro Hodrick-Prescott aplicado ao estudo de distúrbios de qualidade de energia elétrica”.

Além das sessões de pôsteres, o evento contou com palestras, sessões técnicas, mesa redonda e minicursos, relacionados aos temas explorados pelo ERMAC, como Programação Matemática, Heurísticas e Metaheurísticas, Estatística Computacional, Tecnologias no Ensino de Matemática, Aplicações na Indústria e Engenharia, entre outros.

Fonte: Rosana Massahud