MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professor do CEFET-MG Nepomuceno publica livro na área de inteligência computacional e qualidade de energia elétrica

Sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
capa-livro

Livro: Sistemas Fuzzy Evolutivos para Análise da Qualidade de Energia

“Detectar e classificar distúrbios nos diversos sistemas de energia, minimizando os prejuízos financeiros aos consumidores e concessionárias de energia”. Diante do problema acima e motivado por sua pesquisa, o Prof. Márcio Wladimir Santana, docente do CEFET-MG Nepomuceno, publicou o livro Sistemas Fuzzy Evolutivos para Análise da Qualidade de Energia.

O trabalho foi publicado em parceria com os Professores Daniel Furtado Leite e Danton Diego Ferreira, ambos docentes e pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Fruto de seu projeto de pesquisa no mestrado, a obra vem contribuir para as pesquisas sobre a qualidade da energia elétrica, trazendo uma nova abordagem para a área e, consequentemente, contribuindo para a melhoria da eficiência energética nos sistemas de energia. Sustenta-se através de “modelos fuzzy evolutivos, ou seja, modelos equipados com algoritmos de aprendizado incremental on-line capazes de alterar seus parâmetros e estrutura conforme novas informações surgem em um fluxo de dados. Em particular, são considerados os modelos evolutivos do tipo Takagi-Sugeno (eTS) e a modelagem evolutiva baseada em conjuntos fuzzy (FBeM)” para detecção e classificação dos distúrbios”.

foto-marcio

Márcio Wladimir Santana

Prof. Márcio Wladimir Santana é graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL e mestre em Engenharia de Sistemas e Automação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Professor efetivo do CEFET-MG Nepomuceno-MG, coordenador do curso Técnico em Eletrotécnica e coordenador do Eixo Sistemas de Energia do curso de Engenharia Elétrica. Integrante do Computational Intelligence and Machine Learning Laboratory (CIML), UFLA. Na iniciativa privada atuou como engenheiro eletricista na Comau do Brasil, na área de engenharia de manutenção elétrica, na Magneti Marelli Cofap de Lavras, entre outras.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9457840221759229

Fonte: Wagner Pedroso