MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estudantes de Nepomuceno montam protótipo de ponte rolante

Quinta-feira, 9 de novembro de 2017
Dispositivo desenvolvido pelos estudantes suportava até 50 kg

Dispositivo desenvolvido pelos estudantes suportava até 50 kg

Ela é utilizada no transporte e na elevação de cargas de instalações industriais e pode suportar cargas que vão de meia a 300 toneladas. Trata-se da ponte rolante, muito comum em grandes construções para carregar pesos elevados e que inspirou alunos do curso técnico em Mecatrônica do campus Nepomuceno a desenvolverem um “Projeto e Montagem de uma Ponte Rolante” durante a Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) do CEFET-MG.

Desenvolvido pelos alunos Henan Kazlauckas, Lucas Migliorini e Vinicius Mudesto, sob orientação do professor Walisson Guimiarães, o protótipo foi desenvolvido e apresentado em pleno funcionamento durante a feira e surpreendeu os participantes pela sua capacidade de fazer a locomoção de objetos por meio de um gancho. O modelo, criado dentro dos laboratórios do curso e feito com motores, roldanas e aços por meio de solda, era capaz de suportar até 50 kg.

Para os estudantes, essa foi uma boa oportunidade de aliar os conhecimentos de sala de aula à prática e pode motivar novos alunos. “A realização deste trabalho tende a despertar o interesse dos demais alunos, com o intuito de que os mesmos desenvolvam a criatividade e disposição de realizarem projetos da mesma área tecnológica, além do esforço coletivo para a construção do projeto”, relataram na justificativa do projeto.

O trabalho contou com o apoio e suporte do técnico de laboratório de Mecânica Wander de Assis Prado. A ponte rolante foi apresentada durante a 27ª META que, este ano, aconteceu concomitantemente com a 13ª Semana de Ciência e Tecnologia, na última semana de outubro.

Fonte: SECOM e Wagner Pedroso