MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunos visitam a Usina Hidrelétrica de Furnas

Segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Os alunos do curso de Eletrotécnica do CEFET-MG  Nepomuceno,  visitaram nessa quinta, 3/8, a Usina Hidrelétrica de Furnas Centrais Elétricas S/A, na cidade de São José da Barra-MG. A visita seguiu sob supervisão e orientação dos Professores Mateus Vieira e Ítalo Meireles.

A Usina Hidrelétrica de Furnas foi criada em 1957, visando garantir energia ao processo de industrialização e urbanização nacional. É uma empresa de economia mista, subsidiária da Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é de grande porte, oferecendo uma estabilidade energética ao pais até os dias atuais. A barragem está localizada no curso médio do rio Grande, no trecho denominado “Corredeiras das Furnas”, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.

Acompanhados pelos professores Mateus e Ítalo e dos funcionários da empresa Roberto Wallach e Paulo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento dos equipamentos, tais como, turbinas, geradores, transformadores, sistema de proteção, entre outros, os quais fazem parte da usina e subestação.

A visita teve por finalidade a demonstração efetiva aos alunos do processo de geração de energia elétrica, fazendo com que estes consigam avaliar de forma distinta os processos necessários para a geração de energia através de usinas hidrelétricas, elevação de tensão e transmissão por meio da subestação elevadora de tensão, bem como a capacidade de um único ponto gerador abastecer grandes centros urbanos, tais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.